E-commerce

Validação de documentos: conheça o processo e garanta segurança nas transações

A validação de documentos é fundamental em diversas áreas, ela garante a autenticidade, integridade e veracidade dos documentos. Atualmente, a validação pode ser realizada de forma manual ou eletrônica.

Essa confirmação é importante para a prevenção de fraudes, proteção e segurança dos clientes e empresas, garantindo legitimidade nas transações e atividades diversas.

O processo envolve várias etapas e variam de acordo com o tipo de documento e o nível de segurança desejado. De maneira geral, as etapas mais comuns incluem:

– Captura e tipificação de documentos;
– Verificação de informações cadastrais;
– Validação de legitimidade e autenticidade.

Qual a importância da validação de documentos?

Segundo o Fraudômetro, ferramenta da Serasa Experian que contabiliza a quantidade de tentativas de fraude de identidade ocorridas no Brasil, de janeiro até maio foram registradas mais de 4 milhões de ações. Entre elas: criação de contas falsas, documentos falsificados e uso de cartões de crédito roubados e clonados.

As validações auxiliam na identificação e bloqueio de possíveis golpes. Ao manter os processos de segurança contra fraudes, é possível garantir transações mais seguras, redução de chargebacks e proteção da reputação da marca.

Validação Manual

A validação manual de documentos é um processo que requer muita atenção e cuidado aos detalhes. A precisão e a eficácia desse processo são essenciais para prevenir fraudes e garantir a integridade das transações. Abaixo listamos as principais etapas:

– Análise visual;
– Verificação das informações;
– Comparação com documentos de referência;
– Análise de elementos de segurança;
– Validação da fotografia;
– Confirmação de identidade;
– Registro de Validação.

Validação Eletrônica

A validação eletrônica acontece com o auxílio de ferramentas de tecnologia para verificar a autenticidade, integridade e confiabilidade de documentos em formatos digitais, como: PDF, imagens e outros arquivos. Listamos as etapas utilizadas nesse processo:

– Captura e tipagem do documento;
– Verificação de assinatura digital;
– Verificação da estrutura do documento;
– Detecção de malwares;
– Validação de conteúdo;
– Registro de Validação.

Vantagens da validação

A confirmação de dados traz muitas vantagens que vão além das atividades fraudulentas. Ela pode manter empresas de acordo com as leis e regras, assim como melhorar a experiência dos usuários.

– Conformidade legal;
– Decisões assertivas;
– Experiência do usuário;
– Redução de prejuízos;
– Confiança do cliente.

O método de validação de documentos é aplicado em diversos segmentos do mercado e é importantíssimo para a segurança das empresas onde a integridade e a autenticidade dos documentos são essenciais. A escolha dessa avaliação ocorre de acordo com cada negócio, avaliando tipo de documento e o contexto em que é utilizado, e é escolhido conforme nível de segurança e precisão necessários para a confirmação de dados.