E-commerce

Fraudes Online: o que é e quais os tipos mais comuns no e-commerce?

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, em atividades que antes nem imaginávamos fazer pela internet, hoje já é possível. Compras, pagamento e transferências de dinheiro, agendamento ou consultas médicas, entre outras inúmeras situações.

Porém, como em todos os cenários, neste também existem prós e contras, e uma das ocorrências de maior preocupação são os golpes e fraudes. Conforme mais atualizada as tecnologias estão, os golpes também são atualizados e por isso, precisamos estar preparados: esse é o melhor remédio!

O que são fraudes online?

Fraude online, conhecida também como fraude virtual ou cibercrime, utiliza a internet para realizar atividades a fim de enganar e explorar pessoas e empresas. O objetivo do golpe é obter ganho financeiro ou pessoal, gerando problemas graves às vítimas, desde a perda de dinheiro até problemas psicológicos.

No e-commerce, elas podem acontecer de seis formas: clássica, interceptação, teste de cartão, roubo de identidade, pix e amigável. Abaixo, explicamos cada uma delas:

  • Fraude clássica

Compras realizadas por cartões roubados ou falsificados. As informações são adquiridas na dark web (rede escura) e os produtos são encaminhados para agentes de frete, para evitar a identificação dos compradores.

  • Fraude de interceptação

Neste caso, são utilizados cartões de crédito roubados para compras em lojas virtuais. Os produtos são enviados para o destino do dono do cartão, porém, os golpistas interceptam as entregas antes da chegada ao destino correto.

  • Fraude de teste de cartão

Algumas plataformas, ao informar a data errada do vencimento do cartão, indicam uma resposta diferente para cada erro. Com isso, os golpistas conseguem encontrar a data de vencimento correta e realizar a compra, tudo isso de forma rápida.

  • Fraude via roubo de identidade

O roubo de identidade é um dos mais difíceis de serem identificados, já que os golpistas utilizam formas muito sofisticadas e são profissionais em assumir e criar cartões com informações das vítimas.

  • Fraude amigável

Essa fraude é mais conhecida como chargeback/estorno. Uma compra é feita e depois é informado que a compra não é reconhecida e solicitam estorno, esse golpe acontece por pessoas que estão cientes das atitudes e já receberam o produto.

  • Fraude em pix

O pix apesar de ser uma transação segura, infelizmente os golpistas utilizam da inocência de algumas pessoas para aplicar o golpe. Elas acontecem por arquivos e páginas fraudulentas, cópia de sites de lojas famosas, mensagens deturpadas e venda de produtos inexistentes.

Para que sua empresa não corra riscos, a prevenção é a melhor forma de evitar golpes. Ao adotar boas práticas de segurança, conferência de dados, verificação de informações e relatórios de Due Diligence, é possível detectar a tempo e se proteger contra atividades fraudulentas.

Atualmente, o mercado possui plataformas que auxiliam as empresas nas tomadas de decisões coerentes e principalmente na segurança das transações.

Para melhor se proteger, conte com a Procob!